quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

A BÊNÇÃO DE PODER ENTRAR NO LUGAR SANTÍSSIMO



A paz, amados!

Mateus 27.50 e 51: Depois de ter bradado novamente em alta voz, Jesus entregou o espírito. Naquele momento, o véu do santuário rasgou-se em duas partes, de alto a baixo. A terra tremeu e as rochas se partiram.

A maioria das pessoas não faz idéia da grandeza do sacrifício de Jesus Cristo na cruz, nem da enormidade dos benefícios que nos foram oferecidos através da morte do Messias. Para isso é necessário refletir sobre o sistema de adoração que existia em Israel desde Moisés até Jesus.
Após saírem do Egito, durante cerca de um ano inteiro, os israelitas permaneceram aos pés do Monte Sinai, onde receberam princípios e leis que os norteariam como nação. Em Êxodo, capítulos 25, 26 e 27, há instruções detalhadas acerca do Tabernáculo, o templo desmontável, que os levitas deveriam transportar e montar em cada lugar onde Israel acampasse. Neste Tabernáculo havia um lugar muitíssimo especial, chamado de Santo dos Santos, onde ficava guardada a arca da aliança. Este lugar representava a presença de Deus.
Quando o rei Salomão construiu o templo, em Jerusalém, foram respeitados os princípios revelados por Deus para o Tabernáculo. Portanto, no templo também havia um lugar chamado de Santo dos Santos. O detalhe é que neste lugar somente uma pessoa podia entrar e apenas uma vez por ano!
O dia quando o sumo-sacerdote entrava no Santo dos Santos era o dia da Festa da Expiação, uma das festas Bíblicas (cf. Lv 23.26-32). Até hoje em Israel este é o dia mais sagrado do ano, feriado nacional. Claro que hoje não existe mais o templo que foi destruído em 70 dC, pelos romanos. No lugar onde ficava o Santo dos Santos existe uma mesquita islâmica. O lugar mais próximo do Santo dos Santos que os judeus podem chegar é o Muro das Lamentações.
Pois note que o Evangelho de Mateus nos conta que no exato momento quando Jesus morreu na cruz, o véu que separava aquele lugar rasgou-se de alto a baixo. Não foi sem propósito que isto ocorreu. Deus quis revelar algo muito importante!
 (Note que o verbo “revelar” significa “remover o véu”. O véu serve para esconder ou omitir algo. Assim, revelar é trazer à luz, ao conhecimento algo que estava oculto).

Sugiro que você leia o texto de Hebreus 9.1 a 7, onde temos uma descrição de como era o lugar chamado Santo dos Santos ou Lugar Santíssimo. Observe a informação no verso 7, de que aquele lugar específico somente era visitado uma vez por ano.
Jesus Cristo morreu por nós em sacrifício a fim de que nós, pecadores, possamos ter paz com o Deus Santo. Agora, todos os servos de Jesus Cristo têm um caminho aberto para entrar na presença de Deus. Foi por isso que Jesus declarou: Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vem ao Pai a não ser por mim. (Jo 14.6).
Esta é a maior de todas as bênçãos que Jesus conquistou para nós. A oportunidade de atravessar o véu e entrar na presença do Santo dos Santos. Isso é detalhado em Hebreus 10.19-22:
Portanto, irmãos, temos plena confiança para entrar no Lugar Santíssimo pelo sangue de Jesus, por um novo e vivo caminho que ele nos abriu por meio do véu, isto é, do seu corpo. Temos, pois, um grande sacerdote sobre a casa de Deus. Sendo assim, aproximemo-nos de Deus com um coração sincero e com plena convicção de fé...
A Bíblia conta a história da rainha Ester, judia, casada com o rei Ataxerxes, da Média-Pérsia. Havia uma lei que estabelecia pena de morte às pessoas que entrassem na presença do rei sem prévia aprovação. Inclusive a rainha estava sob este rigor legal. Para que a pessoa não morresse era necessário que o rei estendesse o cetro de ouro em sua direção (Ester 5).
Esta história acima ilustra o que Jesus fez por nós. Hoje, podemos entrar na presença do Senhor sem medo. Temos paz com Ele. Aleluia!
Aproveite este momento para orar. Agradeça a Jesus pelo véu que se rasgou e pelo Caminho que se abriu. Dê oportunidade aos novos de orar entregando suas vidas a Jesus.
A paz seja convosco!





Nenhum comentário:

Postar um comentário